sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Bharata Natyam: Dança Clássica do Sul da India, aulas regulares

Bharata Natyam:
Dança e Música Tradicional do Sul da Índia
Tarikavalli
Aulas regulares:
Sextas, 18h
CDO, Palácio Ribamar, Algés
Eléctrico 15, comboio Cais do Sodré/ Cascais

Informações:
936 542 805

O que é o Bharata Natyam?
De acordo com os livros sagrados da Índia, a dança tem uma origem divina.
Parvati inventou a graciosa dança «lasya» e o seu esposo Shiva-Nâtarâja, o rei da dança, rivalizou com ela com o modo viril «tandava». O espectáculo encantou todos os deuses, os quais pediram a Brahma, o Criador, que revelasse alguns elementos deste conhecimento entre os homens.
Brahma ensinou-os ao sábio Bharata, que os codificou num tratado em sanskrito: o Nâtya-Shâstra, há cerca de 2000 anos. Refere-se, geralmente, que terá sido escrito entre o séc. II a. C. e o séc. II d. C. O sábio Bharata é, sem dúvida, um ser mítico: o seu nome, segundo os historiadores modernos, será composto pela primeira sílaba das palavras «bhâva», «râga», e «tâla», que significam: emoção, melodia e ritmo, as três qualidades essenciais da dança na Índia.
O Nâtya-Shâstra, considerado como o quinto Veda, é uma obra enciclopédica que reúne todos os conhecimentos relativos à dança, ao canto, à música, à poética, à recitação e à arte do teatro.
Diferentes regiões da Índia desenvolveram o seu próprio estilo clássico. O Bharata Natyam, no sul, é um dos mais antigos. Tendo permanecido fiel às regras enunciadas no Nâtya-Shâstra, dividiu-se em vários ramos, tais como a célebre escola de Pandanallur (aldeia situada perto de Tanjore, Tamil Nadu). Saído desta escola, o mestre Natyakalanidi Meenakshi Sundaram Pillai foi uma figura essencial na renovação desta dança nos anos 40. Ele é descendente dos quatro irmãos Tanjore (Quarteto Tanjore Brothers) que fixaram a forma do recital de Bharata Natyam tal como o podemos ver hoje em dia, do Alaripu ao Tillana. Entre os seus discípulos, é de referir Ram Gopal, que se destacou pela sua carreira internacional, bem como o casal U.S.Krishna Rao e Chandra Bhaga Devi, célebres pelos seus escritos e composições.
Actualmente, os mestres continuam a dar vida ao Bharata Natyam, criando coreografias e novos passos, de acordo com os cânones tradicionais. Todas as danças são dedicadas a divindades; elas representam cenas das suas vidas: os seus reveses, os seus combates com os demónios, as histórias glorificantes dos seus devotos...
As Devadasi (Servidoras da Divindade) interpretavam estas danças nos templos, numa sala que lhes estava consagrada. Tratava-se de uma oferenda ritual aos deuses. As Devadasi transmitiam esta arte entre si, de mãe para filha. Nos nossos dias já não se dança nos templos, mas o ensino de mestre para aluno continua a estar sob a protecção dos deuses. O repertório musical é constituído por trechos de textos religiosos ou composições de grandes poetas, santos ou místicos.
A bailarina é tradicionalmente acompanhada por uma orquestra composta por um mestre de dança, que marca ritmicamente os passos com pequenos címbalos e que recita as sílabas rítmicas, por um cantor, por um percussionista (mridangam), por um instrumentista de cordas (vina ou violino) e por um flautista.
O Bharata Natyam caracteriza-se por linhas simétricas e geometricamente perfeitas, por voltas, saltos, deslocamentos por todo o espaço cénico e golpes com os pés que marcam ritmos complexos. À técnica pura acrescenta-se o abhinaya: expressões da cara acompanhadas de gestos das mãos (hasta) e posturas do corpo (anga) para interpretar os poemas e os hinos cantados.
Pode ler-se no tratado ABHINAYA DARPANAM, o «Espelho do Gesto», o seguinte: «Où va la main l'oeil la suit; là où va l'oeil, va l'esprit; là où va l'esprit se trouve le coeur; là où se trouve le coeur est la réalité de l'être». Esta realidade interior é despertada, não só na bailarina, mas também nos espectadores. Esta arte, que se confunde com o sagrado, restitui ao homem o sabor da sua origem. Tudo na dança da Índia remete para o Significado, para o ensinamento profundo, juntamente com o prazer estético e a alegria que desperta.
NOTA: Actualmente, o Bharata Natyam é interpretado tanto por homens como por mulheres, com determinadas variantes técnicas.


Tarikavalli inicia a sua formação artística com o estudo do ballet clássico, aos oito anos de idade, no Conservatório de Bondy (Paris), sob a orientação da professora Sonia Goudal. A partir dos dezanove anos ingressa na escola de dança «Paris Centre», onde se forma em dança contemporânea, com Françoise Granier, até aos vinte e três anos. No ano seguinte estuda Hatha Yoga com a mestra Liliane Arlen na Escola Pleyel (Paris).Aos vinte e quatro anos inicia-se na arte do Bharata Natyam com Smt Amala Devi (professora convidada da Ópera de Paris), na Universidade La Sorbonne-Paris IV. A descoberta desta dança clássica indiana iria ser decisiva na evolução da carreira artística de Tarikavalli. Após vários anos de trabalho intensivo, Smt Amala Devi envia Tarikavalli ao célebre casal de bailarinos-coreógrafos U.S.Krishna Rao e Smt Chandrabhaga Devi (discípulos de Meenakshi Sundaram Pillai) em Bangalore.
De 1991 a 1997, Tarikavalli constrói um vasto e complexo repertório no seio da escola «Maha-Maya», fundada e gerida pelo referido casal. A partir de 1993, inicia a montagem das suas primeiras criações em Paris. Em 1994, começa a redigir as traduções literais dos textos das suas coreografias, com Smt Vasundhara Filliozat. Em 1995, realiza o seu Arangetram (espectáculo/exame final) em Bangalore. Em 1996, recebe uma bolsa de estudo do Governo indiano. Em 2000, conhece Sri Dayalasingam (discípulo de Adyar K. Lakshman), mestre de dança, em Paris. Prossegue a sua formação, com o seu acompanhamento, e participa nos espectáculos da companhia do referido mestre, «Narthanalayam».
Paralelamente, desenvolve a sua carreira a solo, tendo dado inúmeros recitais por toda a Europa e pela Índia.Em 2001, funda a sua escola de dança «Amrita», em Bobigny, e realiza regularmente cursos e workshops em França, e Portugal. Em 2004, cria um espectáculo interactivopara o público jovem « Voyage à dos d’éléphant » (Viagem às costas de elefante) tendo por objectivo iniciar e sensibilizar as crianças à dança e à musica da Índia. Em 2006, Tarikavalli é habilitada pelo reitorado de Paris a trabalhar no meio escolar .

Didgeridoo: aulas Regulares


Didgeridoo
Aulas regulares com Ruben Branco

Terças às 19h
R. da Madalena nº74
Baixa Chiado
Informações:

Espaço Zen : Terapias Orientais, formação 2007




Nesta rúbrica:
Aulas Regulares de Yoga e Chi Kung
Curso de Massagem Thai Yoga (Massagem Tradicional Tailandesa)
NRITYA YOGA - Seminário Introdutório de Dança Clássica Indiana (Bharata Natyam)
Chavutti Thirummal - A massagem indiana feita com os pés
Curso Thai Massage Side Position- Thai massage para grávidas
Leia informação detalhada abaixo!
Consulte: www.freewebs.com/amulji
933 199 593

Aulas Regulares
YOGA - 3a e 5a - 13h-14h, 18h30-20h00
YOGA SUAVE - 2a e 4a - 16h30-18h00
CHI KUNG - 2ª e 4ª - 13h-14h

Curso de Massagem Thai-Yoga(massagem tradicional tailandesa)
com Atul Mulji

Início em Abril
12 sessões
sábados 15h-20h e domingos 8h-13h
Massagem Thai-Yoga é um antigo sistema de cura com raízes no Yoga, na medicina Ayurvédica e práticas espirituais budistas.Este sistema único e completo de terapia de yoga combina massagem rítmica ,acupressão,torções suaves e alongamentos profundos. Ajuda a libertar tensões, aumentando a vitalidade, criando uma harmonia entre corpo, mente e espírito.
Formador: Atul Mulji - Massoterapeuta Thai Yoga, Certificado pela Sunshine Network em associação com a International Society of Thai Yoga Massage, Thailand, e Massoterapia Ayurvedica, em Portugal e India. Professor de Yoga, certificado pela Escola Internacional de Yoga Sivananda Vedanta, UK.

NRITYA YOGA - Seminário Introdutório de Dança Clássica Indiana (Bharat Natyam)
com Ujwal Bhole (India)
16 e 17 Junho 2007
Saudação, Introdução aos vários estilos de dança, filosofia e background.
Ligação ao Yoga e exercícios de aquecimento
Posições básicas do corpo, conceito de equilíbrio, os passos básicos da dança (ADAVUS)
Conceito de ritmo, velocidade e melodia utilizadas nos movimentos da dança
HASTAS/MUDRAS (gestos com mãos) usados na dança indiana para embelezamento e simbologia
Conceito das coreografias através dos movimentos do corpo, simbologia e canções/shlokas
Exercícios dos olhos.
No seminário, estas práticas serão abordadas do ponto de vista tanto do yoga como da dança indiana Bharata Natyam.
LOCAL: CDO, Palácio Ribamar, Algés
Eléctrico 15, comboio Cais do Sodré/ Cascais

Chavutti Thirummal - A massagem indiana feita com os pés
Lisboa 17-26 Agosto das 9h-14h
com Prabhat Menon (India)
1ª VEZ em Portugal: 10 dias de curso em Chavutti Thirummal
"Uma corda, 2 pés e óleos curativos"
Esta é uma massagem única de corpo completo feita utilizando pés em vez de mãos. O terapeuta segura-se a uma corda enquanto aplica óleo e massaja com os pés, movendo-se em padrões específicos em todo o corpo do paciente deitado no chão.
Investimento 750 euros
Local: Espaço Sou/ Aiga
Rua Maria Andrade loja 9a
Metro Intendente (junto a igreja dos Anjos e Av. Almirante Reis)
Mais informações em breve. Esteja atento!

Curso Thai Massage Side Position
Lisboa 18-26 Agosto das 17h-21h
com Prabhat Menon (India)
1ª VEZ em Portugal: THAI Massage em posição lateral
Este curso ensina a massagem tailandesa completa em posição lateral - essencial para grávidas e pessoas com limitações em sentar ou deitar de costas. Só para quem já fez o curso básico de massagem thai-yoga.
Investimento 480 euros
Mais informações em breve. Esteja atento!
Inscrições: Atul Mulji 933 199 593
NIB para inscrição rápida 0033.0000.0001.86549440.5

Espaço ZEN
Rua Tomás Ribeiro 91 (A Leiloeira)
Metro Picoas- Lisboa
933 199 593




Pétia Iourtchenko : A Alma Cigana workshop e espectáculo de Danças Ciganas Russas


Pétia Iourtchenko: A Alma Cigana
Workshop 24 e 25 Março

Nascido na Ucrânia, numa grande família da tribo dos Vlakh, Pétia integra desde cedo o Teatro Cigano Romen, em Moscovo. Recebe formação de bailarino, cantor, actor e coreógrafo, permanecendo na troupe durante 15 anos e participando em diversos espectáculos e filmes.
Actualmente, e desde 1988, reside em Paris, onde formou a associação Romano Atmo, Alma Cigana, a fim de preservar as tradições culturais deste povo.
Para Pétia, os Ciganos dançam já no ventre das suas Mães, para os imitar necessitas de vivacidade, de dançar com as vísceras. Exprimir a alegria, a vida, esquecer a fome, o frio, a doença. Os ciganos tocam música como os pássaros e falam com os pés...
Os apaixonantes sapateados e a intensidade das posturas que inspiraram as tradições de Dança Flamencas, num trabalho pleno de emoção e liberdade!

Workshop: 24 e 25 Março
Local: Centro de Dança de Oeiras, Palácio Ribamar, Algés
Electrico 15, comboio desde Cais do Sodré ou Cascais
Condições:
Horário: das 14h às 18h (carga horária total 8 horas)
Valor:
Até dia 20 Março: 90€ dois dias, 50€ um dia
grupos de 5 pessoas 10% de desconto
Possibilidade de parcelar o pagamento em cheques pré-datados .
Após esta data: acréscimo de 10%
POSSIBILIDADE DE MARCAÇÃO DE AULAS PARTICULARES!
1 aluna, 1h30 - 50 euros 2 alunas, 1h30 - 35 euros cada
Material Necessário: sapatos de tipo flamenco ou com salto e bem agarrados aos pés
saia rodada ou calças confortáveis (homens)
Info/Inscrições:
Iris 96 514 39 73
Baltazar 96 332 70 95