segunda-feira, março 03, 2008

Retiro no Sahara: Dança Oriental, Percussão, Voz do corpo, Yoga e Meditação no Sahara,Marrocos


O Infinito
Retiro no Deserto do Sahara, Marrocos
Yoga, Dança Oriental, Percussão e Voz
7 a 15 Junho
Iris, Baltazar, Helena Madeira


«É neste vazio horizontal, neste cenário irreal criado pelo nada que o Homem toma consciência de si, da sua força e dos seus limites.»
Depois de despertar os sentidos, no retiro/expedição de 2006, retomamos a viagem.
Desta vez, trabalhando os 5 sentidos para ir de encontro aos profundos sentidos interiores.
Despojando-nos da vivência citadina e habitual, mergulhamos na dourada suavidade do Sahara, nos dias que se perdem no tempo, perdemos as referências, para nos reencontramos onde as dunas se fundem com a imensidão indigo do céu... Mudamos de pele, e abrimos o coração à simplicidade da vivência tribal dos berberes... Vivendo plenamente cada instante de transformação e infinitude...
«A coisa mais rara do mundo é viver, a maior parte das pessoas apenas existe.»

Trabalharemos Yoga, Pranayama (respiração consciente), meditações dinâmicas (giro de inspiração Sufi) e passivas, Dança Oriental, Consciência corporal, Voz, Percussão, expressão livre...
Explorando três técnicas específicas: Percussão, Dança Oriental, A voz do corpo, bem como a fusão destas três formas de expressão artística.

Yoga, Ayurvedic Bodywork (massagem) e Meditação
Ao acordar, respiraremos activando os centros nervosos, as células, a consciência e a concentração, recuperando uma postura e bio-dinamismo mais saudáveis. De encontro às fontes naturais de energia e prazer pela sensação, consciência contemplativa e fluidez.
Compreender a natureza do corpo de cada um de nós, seus limites e bloqueios, visando superar as dificuldades e ir mais longe no que o gesto permite; através de exercícios e posturas de flexibilidade, força, equilíbrio e movimento. Trabalharemos técnicas de Pranayama (respiração consciente), meditação activa (giro de inspiração Sufi, exercícios de movimento e confiança, despertar da sensação intuitiva), Yoga, massagem e princípios de corpo Ayurvédicos, de forma a integrar o corpo e mente como um todo, fortalecer a estrutura óssea e muscular, aumentar a flexibilidade, corrigir a postura e maus hábitos instalados nos gestos correntes; estimulando, simultaneamente, a concentração, a serenidade e a observação consciente. Preparando o corpo e a mente para assimilar a Dança de forma mais profunda e consistente, despertando sensações desconhecidas, mergulhando na memória e potencial infinito que o corpo nos oferece, para o transcendermos.

Dança Oriental
A Dança acontece nas cozinhas, nos desertos, nas tendas, nos caminhos, campos de cultivo, nos casamentos, nas celebrações, nos partos, e na simplicidade de uma qualquer ocasião espontânea. Evoca gesto sagrados e quotidianos com a mesma plenitude, permitindo-nos transformar as dificuldades em serenidade e ser, plenamente, no momento!
Inspirando -se do vento, dos pássaros, dos cavalos, da emoção pura, da Natureza e seu movimento traduzido em corpo. A mulher como uma árvore, enraizada e flexível, naturalmente plena e ondulante.
Sendo uma das mais ancestrais formas de expressão corporal do ser Humano, a Dança Oriental atravessou séculos, povos, gerações, e sobretudo, mulheres de todas as idades e condições. Assim, neste curso atravessaremos danças tradicionais do médio Oriente , folclore e danças rituais. Do Egipto a Marrocos, passando pela Turquia, deixaremos que o som e a emoção se transformem em movimento., encontrando a expressão criativa única, livre e individual de cada uma de nós. Resgataremos os gestos que nos são naturais, complementado-os com gestos que nos levam a uma expressão mais profunda e plena.
Sublimando a consciência a partir da sensação. Resgatando o sagrado feminino e a expressão essencial e orgânica de cada mulher através de culturas de movimento, melodia e simbolismos ancestrais.

A Voz do corpo
Encontro entre a consciência corporal, a meditação, a respiração e a voz.
O conhecimento da Voz como um instrumento orgânico integrando a pesquisa da anatomia e do funcionamento do corpo, através de exercícios que permitam consciencializar, mas sobretudo sentir este instrumento.
A Voz do Corpo” destina-se a quem queira escutar o corpo e quem, através dele, se queira exprimir e não a quem queira aprender a cantar.
A expressão vocal livre, sensorial nasce naturalmente de um processo centrado na respiração e no respeito do corpo.
«Esta sou.Balanço em torno da linha do EIXO.O AR dança com os meus ramos e folhas.A ÀGUA massaja a pele. O tronco enterra-se na TERRA e liga-me às raízes-FOGO.Inspiro e, dentro de mim vibra a VOZ que trespassa os poros e me liga ao Todo.Expiro e, sou espiral de Som e Movimento.”

Percussão Árabe
A terra palpita sob os nossos passos, o coração responde, vibrando, cada gesto se repercute em som.
A percussão árabe transmite não somente uma forma de interpretar a música, mas sobretudo uma forma de transformar o sentimento em música.
A partir da darbouka e dos ritmos tradicionais Árabes (malfouf, maqsoum, ciftitelly, ayoub, saidi, warda, entre outros) despertaremos a audição e o toque, para que a alma se expresse em ritmo.

Programa
Dia 0 Saída de Lisboa, às 20:00 com destino a Algeciras.
Dia 1 Passagem do Estreito de Gilbraltar. Dia livre e dormida em Chefchaouen, cheia de contraste de cores.
Dia 2 Chegada a Merzouga, no Sahara, onde os Berberes nos esperam com muita musica e dança.
Dia 3 Início do retiro
Dia 4 Viagem de camelo em direcção ao coração do Deserto do Sahara. Jantar e dormida em plenas dunas. As estrelas serão o fogo de artifício nas noites repletas de fortes emoções.
Dia 5 e6 Passeio de Jipe em pista de areia pelo Erg Chebbi, até à aldeia de Berberes Negros, com muita música e chá. Entrega de material escolar na escola local.
Dia 7 Fim do retiro
Dia 8 Saída de Merzouga com destino a Chefchaouen, onde dormiremos.
Dia 9 Saída com destino a Portugal.
Consulte: http://www.grandeaventura.pt/ (agenda)

Condições:
valor: 990€
Faça o seu plano pessoal de pagamento, e comece a pagar a partir de agora, em fracções. Contacte-nos!
Este valor inclui:
- viagens Lisboa/Marrocos/Lisboa
- todas as deslocações dentro de Marrocos
- Estadia
- Alimentação em regime de pensão completa
- Curso com os três formadores
Vagas limitadas!
Data limite para confirmação da inscrição: 15 Maio

Informações, reservas, inscrições:
Ágape: Cristina Coelho 213 856 217
965 740 326 919 393 113
agape@grandeaventura.pt
http://www.grandeaventura.pt/
Informações acerca do programa temático:Íris: 96 514 39 73 iris.aiga@tele2.pt

Nós:
Íris
Para além da sua formação em teatro, literatura, Dança Contemporânea e Moderna, Íris encontra na Dança Oriental a sua forma Orgânica de expressão. O seu trabalho compreende uma pesquisa pessoal profunda que abrange Dança Clássica Egípcia, Danças tradicionais folclóricas e rituais do Médio Oriente, danças ciganas do mundo, Yoga, Meditações estáticas e dinâmicas e Dança Contemporânea.A sua formação passou por mestres como Shokry Mohamed, Myriam Szabo e Farida Fahmy, que inspiraram uma profunda aprendizagem simultaneamente ao nível técnico e humano. Dançou com Myriam szabo e as Salamantra, acompanhou os grupos «Les Aminches» (França), «Ciganos d’Ouro» (Portugal), entre outros . Participa, e produz o espectáculo «Danças de Negro» com Paula Lena (Argentina). Participa nos espectáculos de Hossam Ramzy, Jillina e Sharon Kihara (Bellydance Superstars), em Lisboa.Actualmente colabora com o percussionista Baltazar Molina (Dazkarieh).
Para além de se dedicar inteiramente à Dança Oriental, nas suas diferentes formas etnográficas, Iris é formada em Hatha Yoga pela International Sivananda Yoga Vedanta Certre, estuda Massagem Thai Yoga e Ayurveda, alimentação natural e é Doula.
Desenvolve um trabalho de pesquisa de movimento pessoal, baseado na integração de arquétipos mitológicos ancestrais na expressividade da Dança, e no interno espaço sagrado que a dança proporciona. Uma força espiral, girando, simultaneamente, para o interior e para o exterior. Poesia de vento e pele, inspiração de Luar…

Helena Madeira
O seu percurso como ser humano contempla dez anos de dança (moderna, contemporânea, africana e, recentemente de uma forma mais aprofundada, a dança oriental); trabalhos intensos em pesquisa teatral; Estudo da Voz enquanto instrumento orgânico e colaboração em projectos de intervenção social onde procura desde sempre uma abordagem elástica com várias vertentes artísticas que, sirvam os objectivos sociais do indivíduo/criança.Destaca os encontros com Sofia Neuparth e Howard Sonenklar na pesquisa do Movimento e no estudo do Corpo; Fernando Nogueira e António Feio no trabalho teatral; Fernando Serafim na Voz e Chullage na intervenção Social. Actualmente, colabora como cantora em vários projectos musicais, estando também a preparar um espectáculo performativo que atravessa diversas áreas de expressão na análise da temática do “Ritual” mas também, a trabalhar repertório tradicional português.
Do ponto de vista académico é licenciada em Antropologia e em Língua e Literatura Italiana.

Baltazar Molina
Baltazar iniciou os seus estudos musicais em 1996, em guitarra clássica, tendo em 1998 descoberto a Darbuka, uma percussão cilíndrica usada em países como o Egipto, Turquia, Grécia e algumas regiões dos Balkans. A Darbuka tornou-se desde então o seu principal instrumento, juntamente com uma profunda paixão pelo «modo Egipcio» de sentir a música Árabe.
Este modo veio, na verdade, ajudar a desenvolver o seu próprio sentido de expressão de sentimentos através do instrumento que toca, para além da smples performance (com sentimento). Desde então, muitos forma os encontros, com diversas e ricas pessoas e situações que o ajudaram a manter viva e luminosa a chama da paixão. Pessoas como Shokry Mohamed (Las Pirámides – Madrid), Myriam Szabo (Bélgica), Íris , Atef Mitkal Kenawy (Musicians of the Nile), David Lacerda e Ricardo Passos e diversos projectos musicais como os Dazkarieh, Orquestrinha do Terror, Siddhartha, Les Aminches, Ensemble de Musica Árabe do Porto, Ensemble Moçarabe, Baruk Trio, Rosa Negra, entre outros.
Outros instrumentos que o acompanharam nesta viagem expressiva: Tar, Riqq, Cajon, Adufe, guitarras e pedais de efeitos.