quinta-feira, setembro 07, 2006

A Voz do Corpo: Helena Madeira


“Esta sou eu.
Com vertigens expressas em choro e gargalhadas que agradecem um sorriso.
Com as pessoas que me tocam, ontem e hoje, construindo em mim um mapa que percorro descalça.
Esta sou.
Balanço em torno da linha do EIXO.
O AR dança com os meus ramos e folhas. A ÀGUA massaja a pele. O tronco enterra-se na TERRA e liga-me às raízes-FOGO.
Inspiro e, dentro de mim vibra a VOZ que trespassa os poros e me liga ao Todo.
Expiro e, sou espiral de Som e Movimento.”



Helena Madeira

O seu percurso como ser humano contempla dez anos de dança (moderna, contemporânea, africana e, recentemente de uma forma mais aprofundada, a dança oriental); trabalhos intensos em pesquisa teatral; Estudo da Voz enquanto instrumento orgânico e colaboração em projectos de intervenção social onde, procura desde sempre uma abordagem elástica com várias vertentes artísticas que, sirvam os objectivos sociais do indivíduo/criança.
Destaca os encontros com Sofia Neuparth e Howard Sonenklar na pesquisa do Movimento e no estudo do Corpo; Fernando Nogueira e António Feio no trabalho teatral; Fernando Serafim na Voz e Chullage na intervenção Social.
Actualmente, colabora como cantora em vários projectos musicais, estando também a preparar um espectáculo performativo que atravessa diversas áreas de expressão na análise da temática do “Ritual” mas também, a trabalhar repertório tradicional português.
Do ponto de vista académico é licenciada em Antropologia e em Língua e Literatura Italiana.


Perspectivando a Vida como um processo em constante movimento, o seu trabalho em música/dança, não poderia descurar toda a aprendizagem prévia.
“A Voz do Corpo” destina-se a quem queira escutar o corpo e quem, através dele, se queira exprimir e não a quem queira aprender a cantar. A expressão vocal livre, sensorial nasce naturalmente de um processo centrado na respiração e no respeito do corpo.