Canto de Al Mah: Dançando a Lua
Canto de Al Mah: Dançando a Lua
Revisitando as quatro fases da Lua, dançando os arquétipos do feminino e das marés
Retiro na Natureza 1 a 4 Maio
Yoga e Dança Oriental, Iris
Flamenco, Rosário Peinado
A voz do Corpo, Helena Madeira
Al Mah é uma antiga deusa da Lua da pré-Lusitânia e Ibéria, de origem Árabe. O seu significa Fonte, e está na origem da palavra Alma, assim como a Lua está na origem da essência feminina. Partindo da Lua, das suas quatro fases e do simbolismo arquétipo destas fases na vida da mulher, exploraremos os cantos e recantos da Alma feminina. Descobriremos a respiração, o corpo, a pele, a voz, a memória e a criatividade. Reencontrando o sagrado feminino dentro de nós, evocando cantos e contos, celebrando a Liberdade, a emoção, buscando dentro de nós as raízes da Lua e transformando em dança e espaço e luz a nossa vivência.
Cada dia exploraremos quatro técnicas específicas: Yoga, Flamenco, Dança Oriental, A voz do Corpo, entrecruzando meditação, expressão criativa e improvisação nesta viagem, bem como a fusão destas formas de expressão artística. Observaremos o poder curativo e regenerador da alimentação, as qualidades de cada ingrediente, os seus efeitos no nosso corpo e bio-ritmo, e as tradições associadas. As refeições serão confeccionadas com os ingredientes da época.
Yoga, Pranayama (respiração consciente) e meditação, Iris
Ao acordar, respiraremos activando os centros nervosos, as células, a consciência e a concentração, recuperando uma postura e bio-dinamismo mais saudáveis. De encontro às fontes naturais de energia e prazer pela sensação, consciência contemplativa e fluidez.
Compreender a natureza do corpo de cada uma de nós, seus limites e bloqueios, visando superar as dificuldades e ir mais longe no que o gesto permite; através de exercícios e posturas de flexibilidade, força, equilíbrio e movimento. Trabalharemos técnicas de Pranayama (respiração consciente), meditação activa (giro de inspiração Sufi, exercícios de movimento e confiança, despertar da sensação intuitiva), Yoga, massagem e princípios de corpo Ayurvédicos, de forma a integrar o corpo e mente como um todo, fortalecer a estrutura óssea e muscular, aumentar a flexibilidade, corrigir a postura e maus hábitos instalados nos gestos correntes; estimulando, simultaneamente, a concentração, a serenidade, a observação consciente e a expressão emocional e criativa. Despertando sensações desconhecidas, mergulhando na memória e potencial infinito do corpo e ser femininos.
Dança Oriental
Este trabalho é um chamamento, um regresso às formas naturais da mulher, um cântico a cada parte da sua anatomia. Sendo uma dança milenar, atravessou diversos povos, desde civilizações pré-clássicas até aos povo Árabe. Foi uma dança de homenagem à fertilidade e à Grande Deusa, bem como uma dança preparatória para o parto, e uma simples celebração da vida quotidiana. A mulher como uma árvore, enraizada e flexível, naturalmente plena e ondulante.
Flamenco, Rosário Peinado
Um trabalho onde se combinam elementos que remetem para o mais interior e genuíno do ser humano, por um lado, e para o despertar e aperfeiçoamento das suas capacidades intrínsecas, por outro.O resultado é um movimento puro e sensual, completo, surpreendente e inovador.Fogo, terra, ar, água, dançam num círculo eterno de palavras, frases, sentimentos e emoções.
A Voz do corpo, uma partilha com Helena Madeira“As canções são pensamentos cantados pela respiração quando as pessoas são movidas por grandes forças para as quais já não basta a fala comum.” Orpingalik, xamã e poeta do povo Inuit de Netsilingmiu, 1923. Encontro entre a consciência corporal, a meditação, a respiração e a voz. O conhecimento da Voz como um instrumento orgânico integrando apesquisa da anatomia e do funcionamento do corpo, através de exercícios que permitam consciencializar, mas sobretudo sentir este instrumento.A Voz do Corpo destina-se a quem queira escutar o corpo e quem, através dele, se queira exprimir e não a quem queira aprender a cantar. A expressão vocal livre, sensorial nasce naturalmente de um processo centrado na respiração e no respeito do corpo.
Condições:
1 a 4 de Maio : quinta a domingo
Programa:
Chegada: quarta ao fim do dia, 20h00 (para jantar)
Partida: domingo, a partir das 16h00
Valor:
Retiro (alimentação completa incluída): 210€
Estadia: Tenda - 20€ Colchão no chão - 28€ Cama fofa - 40€
Grupos de 5 pessoas: 10% de desconto
Possibilidade de parcelar o pagamento em fracções a definir, contacte-nos!
Reserva obrigatória até dia 25 Abril, após esta data acréscimo de 10%.
Vagas limitadas!
Local:
Casa de Avecasta, Ferreira do Zêzere (solicite-nos por mail o mapa para chegar, e consulte-nos acerca da possibilidade de partilhar transporte)
Informações/ Inscrições:
Iris 96 514 39 73
iris.aiga@tele2.pt aiga@sapo.pt
Acerca das Orientadoras:
Rosário Peinado
Para além da sua formação em Dança Clássica, Teatro, Dança Contemporânea e Música, Rosário Peinado especializa-se em Flamenco com Mario Maya, Manolo Marín, Fernanda Romero, Concha Vargas e Andrés Marín, entre outros. A nível de desenvolvimento pessoal, estuda Xamanismo Solar, Ioga, Taichi, Diafroterapia, Movimento Harmónico e Danças do Mundo.A sua carreira caracteriza-se pelo cruzamento e fusão de todas estas disciplinas. Uma abertura que lhe tem permitido desenvolver um trabalho onde se combinam elementos que remetem para o mais interior e genuíno do ser humano, por um lado, e para o despertar e aperfeiçoamento das suas capacidades intrínsecas, por outro. Entre outros, integrou a Companhia de Mario Maya com “El Amor Brujo” de Manuel de Falla; trabalhou na Need Company, sob a direcção de Jan Lauwers;no espectáculo “Bodas de Sangre”, de García Lorcae com o seu próprio grupo flamenco, apresentando o espectáculo “Luna Flamenca”.Actuou em Espanha, França, Itália, Bélgica, Grã Bretanha, Holanda, Alemanha, Áustria, Marrocos, E.U.A e Colômbia.
Íris
Para além da sua formação em teatro, literatura, Dança Contemporânea e Moderna, Íris encontra na Dança Oriental a sua forma Orgânica de expressão. O seu trabalho compreende uma pesquisa pessoal profunda que abrange Dança Clássica Egípcia, Danças tradicionais folclóricas e rituais do Médio Oriente, danças ciganas do mundo, Flamenco, Dança Indiana, Yoga, Meditações estáticas e dinâmicas e Dança Contemporânea.A sua formação passou por mestres como Shokry Mohamed, Myriam Szabo e Farida Fahmy, que inspiraram uma profunda aprendizagem simultaneamente ao nível técnico e humano. Dançou com Myriam szabo e as Salamantra, acompanhou os grupos «Les Aminches» (França), «Ciganos d’Ouro» (Portugal), entre outros . Participa, e produz o espectáculo «Danças de Negro» com Paula Lena (Argentina). Participa nos espectáculos de Hossam Ramzy, Jillina e Sharon Kihara (Bellydance Superstars), em Lisboa.Actualmente colabora com o percussionista Baltazar Molina (Dazkarieh).Iris lecciona e estuda Hatha Yoga, tendo sido fromada como Yoga Siromani pela Internacional Sivananda Yoga Vedanta Centers, na Áustria. Tem também formação em Massagem Ayurvédica, Thai Yoga massage e é Doula. Desenvolve um trabalho de pesquisa de movimento pessoal, baseado na integração de arquétipos mitológicos ancestrais na expressividade da Dança, e no interno espaço sagrado que a dança proporciona. Uma força espiral, girando, simultaneamente, para o interior e para o exterior. Poesia de vento e pele, inspiração de Luar…
Helena Madeira
Adoro o tempo que tem a inspiração, o caminho que percorre às profundezas de mim...
E como da expiração nasce o som e o movimento...
O meu percurso como ser humano contempla onze anos de dança.
Tocaram-me particularmente, os encontros com Sofia Neuparth, Howard Sonenklar e Peter Michael Dietz na pesquisa
do Movimento e no estudo do Corpo no C.E.M; Destaco a Orientação do Fernando Nogueira e António Feio no
trabalho teatral e Fernando Serafim no Canto Lírico.
Tive aulas, frequentei workshops de Dança Africana com Marc N’Danou e Toni Tavares, Dança Oriental com Íris,
Myriam Szabo, Annie N’Ganou, Paula Lena e Prisca Diedrich.
Actualmente, estudo Canto no Conservatório Nacional, e passei, também, pela Escola de Jazz do Hot Club em Lisboa.
Ao vivo apresento-me com o Projecto Iara (concerto Performativo), Uterus (Dança Oriental e Contemporânea) e
Caixinha de Música (Teatro Musical Infantil) e abraço os MU sempre que me convidam.
Dedico-me às alunas com quem posso partilhar a Dança Oriental e Contemporânea e, a Voz enquanto instrumento orgânico.
Do ponto de vista académico sou licenciada em Antropologia e em Língua e Literatura Italiana.
Interesso-me pelos rituais de Voz e Corpo enquanto processos sociais e psicológicos de manutenção da estabilidade das
Sociedades. Sou Apaixonada pela Luz de Lisboa.
www.myspace.com/helenasofiamadeira
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