terça-feira, agosto 31, 2010

Alquimia do Ser Ecologia de Si : auto-conhecimento, cura e expressão



Formação anual
Terapia, movimento e desenvolvimento pessoal
Iris e Raphaella
Outubro 2010 a Julho 2011

Este é um trabalho que recorda o Ser como naturalmente ecológico e alquímico. Tendo as inatas capacidades de respeitar-se, reequilibrar-se, regenerar-se e transformar-se, quer seja fisica, ou psico-emocionalmente.
Como vivemos num tempo e num meio social onde muitas vezes estas qualidades são desvalorizadas e desacreditadas, o nosso objectivo é, recuperando técnicas ancestrais e contemporâneas de auto-conhecimento, cura e expressão, veicular a reconexão, relembrar e retomar consciência destes aspectos de nós e de como integra-los Harmoniosamente no Ser que somos, e assim em todos os aspectos das nossas vidas.

O nosso objectivo é integrar formas de sabedoria de modo a que possam ser utilizadas para auxiliar cada indivíduo, e não criar uma nova técnica a partir de fusões. Pretendemos que cada pessoa possa apropriar-se das ferramentas que lhe fazem sentido para seguir o seu caminho de cura e de expressão pessoal, de forma a poder partilha-lo de acordo com a sua experiência e sensibilidade únicas, sem para isso contruir uma técnica ou uma filosofia.

Sobretudo acreditamos que cada um de nós pode curar-se a si mesmo, reconectar-se com a sua essência e manifesta-la, sendo o Artista e o Mensageiro da sua própria vida, criando e recriando a sua realidade, integrando em si o todo, e integrando-se no Todo, além de qualquer condicionamento ou dualidade.

O corpo integral :
- Cozinha Vegetariana Vegan Criativa : nutrindo corpo e espírito
- Mandalas alimentares : unir intuição, intenção e nutrição no acto de alimentar-se e proporcionar alimento aos outros
- A reciprocidade: Nutrir, Ser nutrida; O que é o para mim o meu corpo e o Corpo da Terra que proporciona alimento

Ayurvedic body work :
-realinhamento postural, Asanas de Hatha Yoga (posturas de estiramento, força, e permanência)
- Pranayamas (respiração consciente)
- Os Doshas (tipos de corpo) : vatta, pitta, kapha e suas combinações
- Os Três Gunas ( três energias) e suas manifestações: rajas, tamas e satvia
- Os corpos físicos e subtis
- Dhyanna : meditação e mantras

Dança, movimento e toque :
- Técnica Oriental de movimento : Dança Oriental e danças de Transe do Médio Oriente e Norte de África ; abordagem artística e terapêutica
- Movimento livre e orgânico
- O corpo como elemento orgânico : integrado em si mesmo, nos 5 elementos e na natureza, ecologia interior
- As fases hormonais da Mulher : menstruação, maternidade e menopausa
Suas vivências físicas, emocionais e simbólicas
- o toque : massagem e consciência de como tocamos e somos tocadas
-A vibração : taças tibetanas e voz

Ritual e mitologia arquetipica:
- integração dos arquétipos mitológicos na nossa vivência : integrar e desenvolver qualidades, compreender fases e transformar
- os ritos iniciáticos e suas manifestações nas nossas vidas
- O Sacro Ofício : o valor construtivo da dor
- a roda pagã do ano
- Rituais Shamânicos : o seu valor na auto-cura

Auto-consciência :
- Desenvolvimento pessoal : viagem interior e auto-descoberta com técnicas Hemy-sinc (Monroe Institute)
- Exercícios de coaching
-Linguagem corporal: Olhando-se através do seu corpo, auto-descoberta, auto-consciência
- Visualizações criativas
- Meditação

Esta formação destina-se a :
- terapeutas que desejem incluir movimento e/ou uma abordagem integral e holistica do corpo no se trabalho
- bailarinos e/ouprofessores de dança, de qualquer área de movimento, que desejem enriquecer o seu trabalho com uma perspectiva terapeutica, holistica e energética do corpo e seues aspectos psico-somaticos
- qualquer pessoa interessada em aprofundar a sua relação consigo mesma, integrando harmoniosamente corpo e espirito, de forma a curar e expandir a sua percepção de si mesma e deste modo a sua realidade

CONDIÇÕES:
DATAS: Sábados 23 Outubro, 13 Novembro, 11 Dezembro, 22 Janeiro, 19 Fevereiro,
19 Março, 23 Abril , 14 Maio, 11 Junho, 14 Julho
HORÁRIOS: das 10h às 19h
Carga horária: 80 horas anuais

VALOR:
Alunas AIGA: 850€ anuais
Outras alunas: 950€ anuais
Possibilidade de estabelecer planos personalizados de pagamento, contacte-nos!
Este valor inclui o almoço, vegetariano e biológico, em todos os dias da formação.

Número máximo de participantes: 13
LOCAL: Lisboa, a confirmar

Certificação:
- as formações são certificadas pela AIGA Lusa (Portugal) e AIGA d Occitannie (França) Association International de Germinacion Artistique

FORMADORAS:
Íris e Raphaëlla
Fundadoras da associação AIGA d’Occitanie (França), e da AIGA Lusa, Atelier Internacional de Germinação Artística; Íris e Raphaella dedicam o seu trabalho aos diferentes aspectos do feminino (Mulher Sagrada, Mulher Selvagem, Mulher Guerreira, Mãe que nutre, Mãe Guerreira, Mulher Anciã, Mulher Sábia e Maga) e da Mulher (adolescente, mulher gestante, Mãe, menopausa), à sua consciencialização, integração e aceitação, com vista ao bem-estar integral da Mulher.
Juntas, Iris e Raphaella propõem práticas de grupo sobre o Caminho do Sagrado Feminino, a libertação e encontro do Feminino de cada Mulher e Homem

AIGA tem por objectivo a pesquisa e recolha de elementos das tradições de culturas ancestrais do mundo inteiro. O nosso foco é trazer à Mulher contemporânea todos os elementos que possam enriquecer de forma positiva o nosso quotidiano. Assim, partilhamos a partir de aulas, encontros, workshops, retiros, espectáculos e terapias alternativas tradicionais esta sabedoria secular, integrando-a na nossa vivência presente.
Iris e Raphaella viajam frequentemente com o objectivo de aprofundar o seu conhecimento e experiência do feminino, deslocando-se a vários pontos do mundo ao encontro da universalidade e particularidade do que é ser mulher e dos costumes associados à saude e equilibrio psico-emocional da Mulher em diferentes culturas, expandindo assim a vivência do feminino.

Raphaella é coach formada e diplomada em Lisboa.
Criou a técnica ‘As Conversas do Corpo’, um trabalho de desenvolvimento pessoal que assenta numa técnica evolutiva de auto-descoberta , ligando ferramentas diversas: o coaching, o corpo, terapias sonoras, a voz, as taças tibetanas e a tecnologia Hemi Sync do Monroe Institute (que pratica há 12 anos).
Aqui, não se apresenta como terapeuta mas apenas como facilitadora, trabalhando em parceria com cada pessoa no caminho da auto-consciência.
Formada também pelo instituto Peter Hess onde foi diplomada, pratica massagens de som com gongos taças tibetanas terapêuticas em Lisboa e Paris. Dá concertos espirituais em Paris e é Doula em França e Portugal.
Foi ensinada por diferentes comunidades índias do continente Americano. Tendo recebido a iniciação shamanica de Mulher Medicina na tradição Mapuche (índios do sul de Chile.)
Acredita que cada um de nós tem todos os recursos necessários dentro de si, e vê a auto-consciência como uma oportunidade de trasmutar as dificuldades em processos de auto-libertação, de auto-responsabilização na vida de cada um e de auto-cura.
Por isso foi buscando, explorando abordagens diversas e complementares. Todos os trabalhos que realiza têm o mesmo propósito : acompanhar cada pessoa na auto-descoberta, viajando dentro de si para (re)conhecer-se e sentir a Maravilha que está dentro de todos nós.

Iris é bailarina, coreografa e medicine woman (iniciada por Luz Clara nas tradições shamânicas Mapuche do Chile), Tendo explorado diversas linguagens na busca da expressão orgânica do seu Ser (dança contemporânea e moderna, Bharata Natyam, teatro, literatura). Essencialmente foca a sua aprendizagem na Dança Oriental e suas tradições seculares: Dança Clássica Egípcia, Danças tradicionais folclóricas e rituais do Médio Oriente e Hatha Yoga, passando também por danças ciganas do mundo, Flamenco, Meditações estáticas e dinâmicas.
Torna-se Yoga Siromani, estudando no Ashram Sivananda na Austria, é diplomada em massagem de som pelo instituto Peter Hess, estuda Thai Yoga Massage e é Doula. Estudando paralelamente praticas espirituais ancestrais como o Sufismo, filosofia védica, budismo e sobretudo paganismo e shamanismo, Sempre buscando a Mulher no seu aspecto mais simples e quotidiano, e ao mesmo tempo mais sagrado. Abordando corpo-mente e espirito de forma holistica e integrando-os como um todo, para que a força intrinseca de cada uma de nós possa manifestar-se em movimento, e sobretudo criar a dança permanente que é a nossa vida a cada instante. www.irislican.blogspot.com